quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Raciocínios baseado em casos

Raciocínios baseado em casos
Autor: Eduardo Urnau; Liane Mahlmannn Kipper; Rejane Frozza
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000400008




Um sistema baseado em conhecimento procura fazer uso da experiência dos membros de uma organização. O conhecimento de especialistas humanos é adquirido, organizado e disponibilizado em uma base de conhecimento. Neste processo de aquisição, organização e disponibilidade, é que se constrói um sistema baseado em conhecimento, neste contexto encontram- se os sistemas de raciocínio baseado em casos (RBC), que armazenam o conhecimento na forma de casos (estrutura formal) que são usados para inferir novos resultados, a partir de casos anteriormente ocorridos e armazenados em uma base de conhecimento. Sugere-se que o levantamento dos casos ocorridos, bem como sua análise, deva ser feito pelos especialistas humanos da área em questãoA seguir, apresentam-se os elementos básicos de um RBC:
Representação do conhecimento: Em um sistema de RBC, o conhecimento é representado principalmente em forma de casos que descrevem experiências concretas.
 Medida de similaridade: Um caso será similar ao outro quando as características que representam realmente o seu conteúdo e o seu contexto forem semelhantes.
Adaptação: Por nenhum problema passado ser exatamente igual a um problema atual, soluções passadas geralmente são adaptadas para solucionar novos problemas.
Aprendizado: Aprendizagem em um sistema de RBC acontece principalmente ao acumular novas experiências em sua memória de casos, e na correta indexação dos problemas.
Com isso o fato do conhecimento estar armazenado permite com que as empresas que implantarem esse método possam consultar, compartilhar e contribuir, atendendo assim os princípios da gestão do conhecimento. A participação continuada dos tomadores de decisão, registrando os casos no sistema, permite uma cultura de compartilhamento gerando conhecimento em rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação pessoal

Meu nome é Carolyne, tenho 21 anos e faço faculdade de Gestão de T.I na Fatec Itu, gosto bastante dessa área, pois  abrange diversos assunto...