Autor: Leandro de Camargo A. Lima
Link: https://www.devmedia.com.br/explicando-padroes-de-projeto/8452
Explicando padrões de projeto
Um padrão de projeto determina nomes, motivações e expõe soluções voltadas para um problema recorrente em sistemas orientados a objeto. O padrão deve descrever o problema, a solução e em que caso a solução pode ser aplicada, além das consequências na adoção do mesmo.
Cada padrão é uma regra de três partes que expressa a relação entre um contexto, um problema e uma solução. Sendo assim, para entender um padrão precisamos estudar suas partes: o problema, a solução e o contexto onde é aplicado.
Sem o contexto não é possível determinar qual padrão de projeto aplicar. Em Orientação a objetos, os problemas costumam ser representados por criação de objetos, estruturação de classes, formas de trocas de mensagem e outros que enfrentamos de maneira semelhante em diversos sistemas. Tendo o problema definido, precisamos analisar o contexto que ele se manifesta, alguns fatores relacionados ao ambiente, como requisitos não-funcionais, podem determinar se um dado padrão de projeto é aplicável.
São encontrados em catálogos como o Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software que contém diversos tipos de padrões de projeto como: padrões de criação (creational patterns), padrões de estrutura (structural patterns) e padrões de comportamento (behavioral patterns), entre outros.
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