quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Padrões de projeto

Padrões de Projeto 
Autor: Leandro de Camargo A. Lima 
Link: https://www.devmedia.com.br/explicando-padroes-de-projeto/8452


Explicando padrões de projeto


Um padrão de projeto determina nomes, motivações e expõe soluções voltadas para um problema recorrente em sistemas orientados a objeto. O padrão deve descrever o problema, a solução e em que caso a solução pode ser aplicada, além das consequências na adoção do mesmo.

Cada padrão é uma regra de três partes que expressa a relação entre um contexto, um problema e uma solução. Sendo assim, para entender um padrão precisamos estudar suas partes: o problema, a solução e o contexto onde é aplicado.
 Sem o contexto não é possível determinar qual padrão de projeto aplicar. Em Orientação a objetos, os problemas costumam ser representados por criação de objetos, estruturação de classes, formas de trocas de mensagem e outros que enfrentamos de maneira semelhante em diversos sistemas. Tendo o problema definido, precisamos analisar o contexto que ele se manifesta, alguns fatores relacionados ao ambiente, como requisitos não-funcionais, podem determinar se um dado padrão de projeto é aplicável.

São encontrados em catálogos como o Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software que contém diversos tipos de padrões de projeto como:  padrões de criação (creational patterns), padrões de estrutura (structural patterns) e padrões de comportamento (behavioral patterns), entre outros. 


Explicando Padrões de Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação pessoal

Meu nome é Carolyne, tenho 21 anos e faço faculdade de Gestão de T.I na Fatec Itu, gosto bastante dessa área, pois  abrange diversos assunto...