quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Introdução a IA

Inteligência Artificial
Autor:  Luís Moniz Perreira
Link: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/6511-6510-1-PB.pdf



Este artigo não irá abordar termos técnicos da Inteligência Artificial, pois só seria possível como uma preparação maior, pois a IA ainda não está totalmente inserida no mundo universitário do público pelo qual foi dirigido esse artigo.
Geralmente discussões sobre IA não prevalecem apenas por pesquisadores, pessoas que são leigas no assunto acabam abordando partes mais filosóficas, emocionais, religiosas, etc e não apenas a científica. Neste artigo são colocados em tópicos informações como: endereçar fundamentos e suposições em que assenta a IA; justificar e salientar a importância tecnológica e econômica da IA.

FUNDAMENTOS COMPUTACIONAIS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A inteligência artificial é uma disciplina científica que tem como função a automatização cognitiva, manipulativa e perceptiva através do computador.
 A computação parou de ser  limitada apenas para cálculos numéricos graças aos percursores  Church, Gödel, Kleene, Post e Turing que utilizaram seus fundamentos matemáticos na Ciência da Computação, esse entendimento inclui processos efetivos que buscam obter resultados, símbolos e operações sobre esses símbolos. Já entrando no assunto de símbolos podemos dizer que está juntamente com a IA, pois ela é uma máquina que processa símbolos de forma automatizada e eficiente.

INTELIGÊNCIA NATURAL E ARTIFICIAL
O computador torna-se a Inteligência artificial quando ele começa a fazer um papel cada vez mais parecido com o cerébro humano, mas até que ponto isso é possível?
A diferença entre software e hardware podem explicar melhor o ponto de vista em relação a essa pergunta, pois percebe-se que o software depende do hardware, se não o computador seria estudado em partes e não a computação em geral. Mas a pergunta  é: será possível uma ciência não simbólica, em particular uma ciência não simbólica do cérebro?
Ainda não se sabe, mas até lá o computador pode proporcionar modelos de habilidades cognitivas.
Mas na real, a diferença de inteligência natural e artificial é que na inteligência artificial ou o computador está funcionando num único modo bem caracterizado, ou não está funcionando totalmente, já o cérebro pode estar funcionando, mas as vezes de uma forma diferente por estar com sono, alucinado ou algo parecido.

SIMBIOSE DA INTELIGÊNCIA
A Inteligência Artificial  é o resultado de uma simbiose entre a forma de pensar do Homem e a da Máquina, no caso da máquina seria a forma de pensar do programador. O computador nos permite explorar dimensões de pensamentos como a retenção de informação e tem uma memória manipulável que seriam as instruções, além disso a inteligência da máquina leva ela a um nível onde ela aprende com seus próprios erros para que aquilo não se repita e pode agir de uma forma diferente a anterior.

IMPORTANCIA ECONÔMICA E TECNOLÓGICA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Inteligência artificial na parte da tecnologia pode programar computadores (a que poderão estar acoplados sensores e atuadores) de forma que desempenhem com êxito e eficiência tarefas que requerem inteligência, como por exemplo, resolução lógica de problemas.
Já a Inteligência artificial na parte econômica vem crescendo  e a estimativa é que cresce cada vez mais, com novas invenções e investimentos cada vez mais altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação pessoal

Meu nome é Carolyne, tenho 21 anos e faço faculdade de Gestão de T.I na Fatec Itu, gosto bastante dessa área, pois  abrange diversos assunto...